TaliesEM
Quem somos?
O TaliesEM é o escritório modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul. Surgiu em 2003 através de uma iniciativa estudantil no intuito de promover o papel social da Arquitetura.
Buscamos, por meio da interação entre Universidade e Comunidade, a partir do trabalho voluntário, contribuir para uma cidade mais justa, equânime e acessível a todes.
Demandas
Eixo Patrimonial
Ecomuseu Pe. João Leonir Dall’Alba
2007
A ideia era realizar um plano de ocupação para o Ecomuseu Pe. João Leonir Dall’Alba, em Ana Rech, no terreno cedido em comodato ao empreendimento pela Congregação de São José. Também se buscava promover a vivência interdisciplinar, proposta pelo ECIRS, com outros cursos da instituição, como história e biologia e criar condições para o desenvolvimento de atividades de educação patrimonial, com vistas o reconhecimento do patrimônio cultural. Os procedimentos utilizados foram divididos em três etapas: levantamento de dados, diagnóstico e elaboração da proposta final. Esses procedimentos envolveram a participação da equipe em trabalhos de campo e na sistematização dos resultados, para posterior discussão e elaboração de proposta de intervenção.
Documentação para instrução do Processo de Tombamento pelo IPHAN do Núcleo Histórico de Santa Tereza
2004
O trabalho foi resultado da parceria entre o Projeto ECIRS e o Departamento de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul. A execução dos serviços de arquitetura compreendeu três etapas: a primeira delas diz respeito à avaliação das características estético-simbólicas do objeto de tombamento, com relação à configuração do espaço; a segunda caracterização está vinculada aos aspectos funcionais dos espaços urbanos e; finalmente, uma caracterização tipológica das edificações, considerando as arquiteturas de interesse para a preservação.
Eixo Ambiental
Projeto Base/ Habitação social
2004 a 2007
A proposta consistiu em desenvolver projeto arquitetônico de residência unifamiliar, de baixo custo, a ser implantada em conjunto habitacional de baixa renda. Foram considerados o uso de materiais regionais e uso racional de águas e energia – captação de águas pluviais, tratamento do esgoto cloacal e captação de energia solar para aquecimento da água.
Plano de Contingência para São Francisco de Paula
2017
O estudo desenvolveu encaminhamentos técnicos e de reconstrução de edificações de pequeno porte, afetadas pelo forte vendaval que impactou o município de São Francisco de Paula em março de 2017. Foram realizadas visitas técnicas ao local, com o intuito de registrar imagens das construções atingidas, tendo como principal objetivo elaborar diagnóstico quantificando os danos sofridos nas regiões mais devastadas pelo evento. Colaborou também com dados para a elaboração de diretrizes do Plano Municipal de contingências e emergências.
O estudo foi desenvolvido em parceria com o curso de engenharia civil.
Maquete e Jogo Águas Cinzas
2018
O objetivo foi desenvolver um jogo, uma cartilha e uma maquete didáticas mostrando uma solução para o tratamento das águas cinzas, no próprio espaço habitacional. Esse material didático proporcionaria uma maior interação e compreensão acerca de solução que possa vir a ser adotada como sendo viável dentro de parâmetros e práticas condizentes e a favor da natureza. Além do contato com materiais e técnicas construtivas, para um melhor entendimento e conscientização das pessoas do conceito sobre como tratar as águas cinzas, no próprio lote habitacional, permitindo assim, até o seu reaproveitamento para determinados usos.
Eixo Educacional
Escola Apolinário
2007
O objetivo do trabalho foi apresentar uma proposta de qualificação das áreas externas da Escola Apolinário, para serem utilizadas tanto para lazer e integração dos alunos quanto para a realização de atividades disciplinares ao ar livre. No início dos trabalhos estabeleceu-se que o método de pesquisa seria o da pesquisa-ação, baseado na bibliografia de Gil e Shimbo. Segundo Gil, a pesquisa-ação é composta das seguintes etapas: a) fase exploratória; b) formulação do problema; c) construção de hipóteses; d) realização do seminário; e) seleção da amostra; f) coleta de dados; g) análise e interpretação de dados; h) elaboração do plano de ação; i) divulgação dos resultados. Foi definido também que seria feito um piloto deste trabalho, uma vez que existem diversos espaços a serem qualificados. Após os estudos foi feita a execução da proposta em uma área piloto.
E.M.E.F. Machado de Assis
2017 a 2020
As atividades realizadas pelo TaliesEM na Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, no Bairro Reolon, tiveram como objetivo atender a demanda apresentada pela comunidade escolar oportunizando diversas ações socioeducativas, acerca da temática da Arquitetura e do Urbanismo, para o público infantil, além de realizar diagnóstico e proposta que culminou com uma intervenção no pátio escolar, em regime de mutirão.
Escola MEF Nossa Senhora Aparecida
Antônio Prado/RS
2019
O objetivo geral consistiu em analisar a pertinência das ações socioeducativas relacionadas à arquitetura e urbanismo, realizadas pelo TaliesEM em escolas de ensino fundamental, de acordo com cada faixa etária. Como objetivos específicos, previu-se aplicar as ações socioeducativas para alunos do 4º e 8º ano; instrumentalizar os alunos para a percepção da arquitetura no cotidiano; analisar os resultados obtidos nas atividades a partir da reflexão crítica. As atividades foram analisadas tendo em vista a aprendizagem das habilidades esperadas em cada atividade em comparação com aquelas previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as habilidades psicopedagógicas para as faixas etárias segundo Piaget. Para obtenção deste resultado, ao final de cada atividade, tabelas e textos foram elaborados com as informações obtidas, bem como diários de campo, para assim se proceder a uma avaliação final.
Eixo Comunitário
Plano de Ocupação de Área Verde do Aeroporto
2003 a 2004
Desenvolvimento de um plano de ocupação para área verde do bairro Aeroporto, contemplando atividades de esporte, lazer e cultura. O estudo surgiu a partir de um convite do Projeto Você Apita Fiat para realizar esse plano de ocupação para a área verde em frente à Escola Basílio Tcacenco. O TaliesEM foi responsável por desenvolver um programa apropriado para o espaço, com levantamento da área de implantação e desenvolvimento de estudos com a participação efetiva dos alunos da escola.
Lagoa do Bairro Desvio Rizzo
2005 a 2006
O estudo visava realizar plano de ocupação para área verde na lagoa do bairro Desvio Rizzo (Parque Demétrio Monteiro da Silva). O TaliesEM foi responsável por desenvolver esses estudos para o espaço, com levantamento da área de implantação e desenvolvimento de proposta que foi entregue a Prefeitura Municipal, contando com a participação dos moradores em todo o processo.
Praça da Esperança
2016 a 2018
O projeto teve início através da demanda de um Programa de Extensão de Pós-doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul, denominado “Programa Inovação Social e Sustentabilidade”. O objetivo do programa era aplicar ações socioeducativas, de cunho interdisciplinar, no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz. Dessa forma, o TaliesEM fez parte deste programa por um ano, tendo abrigado dois estágios curriculares em Arquitetura e Urbanismo. No primeiro ano de contato com os moradores foram realizadas diversas oficinas, sendo que os encontros eram semanais, o que possibilitou a criação de um vínculo bastante sólido entre os participantes da academia e a comunidade. Por este motivo, mesmo com o encerramento do Programa Inovação Social e Sustentabilidade, em julho de 2017, o TaliesEM prosseguiu com as atividades no bairro, também por ter se enquadrado como um projeto de extensão nesse período. As ações da fase inicial consistiam em oficinas de arquitetura e urbanismo na tentativa de resgatar a memória e a autoestima dos moradores em relação ao seu lugar, sendo que o produto do primeiro estágio foi a identificação de espaços importantes para a comunidade. Com o avançar dos estudos, percebeu-se que um desses locais poderia ser objeto de uma prática de urbanismo colaborativo, culminando com a qualificação de um espaço público aberto que se encontrava degradado: a Praça da Esperança. Esse fase contou com o registro das atividades em um segundo estágio curricular. Os moradores participaram de todas as etapas, inclusive nos mutirões de qualificação do lugar.
Grupo de Estudos da Lei de Assistência Técnica - ATHIS
2017 a 2020
A demanda surgiu através do interesse do TaliesEM em atuar com as comunidades mais vulneráveis de forma mais efetiva, firmando parcerias com o Poder Público e demais entidades da área para viabilizar a aplicação da Lei 11.888/08 – Lei de Assistência Técnica, no Município de Caxias do Sul. A aplicação da lei influenciaria na formação profissional dos arquitetos e urbanistas, pois prevê que acadêmicos em fase final de graduação, sob supervisão de profissional legalmente habilitado, possam atuar junto às comunidades. Isso contribuiria para sua capacitação, explorando um novo campo de atuação, resgatando ainda, o papel social da arquitetura, na promoção de uma sociedade mais justa e equânime.
CAAF - Levantamento e Análise de Fluxos das Agroindústrias Associadas
2019
O desenvolvimento desse trabalho possibilitou a aplicação teórica e prática de uma área da atuação profissional do arquiteto e teve por objetivo realizar levantamento métrico e digitalizar esses levantamentos compondo plantas baixas, cortes e análise de fluxos das edificações que abrigam agroindústrias familiares associadas a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul – CAAF. A CAAF é formada por produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados de Caxias do Sul e região que encontraram no cooperativismo uma maneira de organizar a produção e a comercialização, fortalecer a agricultura familiar, dar sustentabilidade às pequenas propriedades rurais e tornar a atividade rural viável, especialmente para os jovens deste meio. Diariamente, cerca de 50 mil crianças das redes estaduais e municipais de ensino recebem os produtos da CAAF na merenda escolar em 205 instituições de Caxias do Sul e região. Além disso, a cooperativa atua em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com o Governo Federal, por meio dos Programas Nacionais de Aquisição de Alimentos.
Entre em contato
Sala 221 - Campus 8 - UCS, Av. Frederico Segala, 3099 - Samuara, Caxias do Sul - RS